terça-feira, 10 de maio de 2011

Torta Alla Gianduia


 Esta torta eu encontrei no site Trem Bom, fiz para a sobremesa do almoço do dia das mães. Fica maravilhosa porque é bem parecida com mousse de chocolate, eu segui a receita direitinho, mas para o meu paladar achei que ficou um pouco amarga, misturaria chocolate ao leite apenas na cobertura !!!

Para a massa você vai precisar de:
6 ovos grandes, separados
Pitada de sal
125h de manteiga sem sal em temperatura ambiente
400g de nutella (um pote grande)
1 colher de sopa de frangélico, rum ou água
100g de avelãs picadas
100g de chocolate amargo de ótima qualidade derretido
1 forma de 23cm (utilizei uma quadrada de 20cm e coube certinho)
Papel manteiga para forrar


Para a Cobertura, você vai precisar de:
100g de avelãs inteiras, levemente tostadas
125g de creme de leite com soro
1 colher de chá de Frangélico, água ou rum
125g de chocolate amargo de boa qualidade

Daí, você faz assim:
Pré-aqueça o forno em temperatura de 180oC. Derreta o chocolate e reserve para que esfrie.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal até que fiquem bem firmes mas não excessivamente. Reserve.
Bata a nutella e manteiga numa vasilha e acrescente o Frangélico ou substituto quando a mistura estiver uniforme. Vá acrescentando as gemas aos poucos, o chocolate derretido e por último as avelãs. Por fim acrescente as claras em neves. Mas não o faça de uma vez. Primeiro coloque uma colherada bem cheia e misture bem. O restante das claras devem ser acrescentadas em 3 vezes, e misturadas levemente. Transfira a massa para a forma previamente untada e forrada com o papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que a massa se despregue das laterais. Retire a forma do forno e deixe esfriar.

Enquanto isso toste as avelãs inteiras e reserve para que esfriem. Você pode utilizar uma frigideira ou uma assadeira, eu dei uma torrada nas minhas por isso não ficaram tão bonitas, depois coloque-as em um pano de prato e as esfregue até que toda a casquinha se desprenda . Quando o bolo estiver frio coloque todos os ingredientes numa panela – só deixando as avelãs tostadas de fora. Leve a panela ao fogo e mexa até que o chocolate derreta. Retire do forno e bata bem com um fue para adquirir a consistência de cobertura. Retire o bolo da forma deixando a base e coloque-o num prato de bolo. Espalhe a cobertura sobre o bolo e decore com as avelãs.

10 comentários:

  1. Meu Deus deu agua na boca!

    Alias todas as suas receitas me fazem salivar.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Tudo que é feito com Nutella é demais da conta... Sabor singular! Único!

    Bjs e vê se aparece...

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cricka que escandalo de receita. Amei..bjocas

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Obrigada pela visita no Arte, fiquei super feliz.
    E menina quanta coisa boa aqui hein?!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Crika! Passei para conhecer seu blog e já estou seguindo. Quantas receitinhas deliciosas.
    Acho que vou adorar esta torta, pois adoro chocolate meio amargo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, que linda essa torta...eu aqui morrendo de gripe e sem vontade pra comer e ver uma delicia dessa...aiaiaiiaiai
    Que legal, deve ser muito bom trabalhar com crianças especiais eles são tão amorosos e tão terrnos.Parabéns.
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  7. Parece uma delícia. Adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Crika querida é um prazer imenso te conhecer, adorei seu espaço, suas comidinhas são um espetáculo, essa torta está dos Deuses, o bolinho de bacalhau um mimo, seu bolo húngaro tbem uma perdição, parabéns querida, estou seguindo e levando seu link comigo, bj♥kas e um bom fim de semana p/ vc e família, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  9. Ficou maravilhosa!!!!

    Bjs...Obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir
  10. Crika,
    Esse bolo está maravilhoso.
    Bela escolha para a sobremesa do dias das mães.
    E como eu adoro nutella, com certeza, já estou anotando.
    beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!