quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bolo de Banana Invertido



Aqui em casa de vez em quando sobram algumas bananas, reduzimos um pouco a quantidade que compramos para não estragarem, mas nem sempre consumimos todas antes de ficarem passadas. Este bolo fiz justamente com aquelas sobras, coloquei apenas 1 xícara de farinha e 4 ovos, minha intenção era obter um bolo muito macio, e deu certo! Segue a receita do jeitinho que eu fiz!

Você Vai Precisar de:
1 xícara de farinha de trigo
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara de leite morno
¹/² xícara de óleo (usei canola)
1 colher (sopa) de essência baunilha
3 bananas (1 amassada as outras cortada em tiras)
3 xícaras de açúcar (1 ¹/² para o bolo, restante para caramelar)
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 forma de bolo Inglês

Daí Você Faz Assim:
Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira junte as gemas, metade do açúcar, o óleo e a essência de baunilha, bata até ficar um creme clarinho, acrescente 1 banana amassada e a farinha e continue batendo, coloque o leite e bata mais um pouco. Desligue a batedeira junte as claras em neve e o fermento e misture devagar, incorporando todos os ingredientes. Pegue a forma do bolo, coloque o restante do açúcar, a água e leve ao fogo baixo mexendo até o açúcar começar a ficar escuro, retire e continue misturando até que todo o açúcar derreta, se necessário volte ao fogo mais um pouco (levei um tempo para aprender a caramelizar as formas, mas nunca mais errei), depois  de derreter o açúcar, coloque as bananas em tiras no fundo da forma, despeje a massa e leve ao forno a 180° C por 1 hora aproximadamente, desenforme raspando os lados com uma faca de ponta, espere esfriar e está prontinho para servir!

5 comentários:

  1. Quem não gosta desse bolo? Adoro! Boa receita! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Belo bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cogumelos-salteados-com-chourico.html

    ResponderExcluir
  3. Ficou tão fofinho! Bolos assim são mesmo bons para gastar bananas maduras :)

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro bolo de banana! Fazia sem pre em casa, mas meu marido não gosta muito. daí eu tinha que comer por ele. Qualquer dias desses quero ver se faço.

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!