sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pão de Santo Antônio






Desde criança sempre vou a Igreja no dia 13/06  pegar um pãozinho abençoado de Santo Antônio. Pertinho do meu trabalho tem uma Igreja de Santo Antônio, e todos os anos eu e as minhas amigas almoçamos a fogaça da Igreja (que eu ADORO!), comemos o bolo de Santo Antônio, pegamos um pãozinho e uma benção dos Freis Franciscanos. Eles são tão novinhos e bonitos (Olha o Pecado!) mas eles são mesmo!rs  Este ano resolvi fazer uma receita bem antiga de um pão Português chamado Pão de Saloio, em Portugal Saloio significa Roça. É bem parecido com o pão italiano, só por fora porque por dentro fica tão macio, e tão levinho que vale a pena o tempo que ele leva para ficar pronto! A receita peguei aqui.

Você Vai Precisar De:
3 1/2 xícaras de água
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de óleo de soja
1 tablete de fermento
1 colher (sopa) de manteiga
1kg de farinha de trigo

Daí Você Faz Assim:
Amorne a água e junte o sal, o óleo, o fermento e a manteiga, mexendo com uma colher de pau. Quando os ingredientes estiverem derretidos, adicione a farinha de trigo e amasse durante 15 minutos, no mínimo. Cubra a massa com um pano, faça o sinal da cruz e reze. Deixe a massa descansar por 2 horas. Modele os pãezinhos, (eu fiz apenas dois pães grandes) leve-os à geladeira dispostos em um tabuleiro e deixe-os descansar por 2 horas. Aqueça o forno a 180ºC. Retire os pães da geladeira e leve ao forno para assar. O choque térmico é importante para a massa. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar. Eu fiz meia receita e rendeu 2 pães grandes.

3 comentários:

  1. Que aspeto maravilhoso tem esse pão! Adoraria comer uma fatia ainda quente barrado com manteiga! beijos

    ResponderExcluir
  2. A textura desse pão é incrível, tenho de ver se experimento a receita :)

    ResponderExcluir
  3. Drika querida,
    Eu sempre ia à igreja no dia de Santo Antônio por causa do pãozinho,
    a igreja é muito cheia, não tenho mais paciência.
    Amei o seu pão, o formato ficou lindo!

    Beijinhos, abençoada semana! ♥

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!